PERGUNTE À CANDY

PERGUNTE À CANDY

A Candy está perto de si em todos os momentos do seu dia. Precisa de conselhos sobre a utilização e a manutenção do seu eletrodoméstico, ou quer que lhe demos uma sugestão para escolher o eletrodoméstico certo para si? Escreva-nos! Nós responder-lhe-emos colocando ao seu serviço a nossa longa experiência.

Se precisa de assistência técnica, agradecemos que entre em contacto com o nosso serviço online; ser-lhe-á dada a ajuda de que precisa.

PERGUNTE À CANDY

Pergunte à Candy

Frigoriferi Candy

Qual é a diferença entre um frigorífico No Frost e um frigorífico estático?


Os frigoríficos não diferem apenas quanto a serem frigoríficos no frost ou estáticos; eles também se inserem em diferentes categorias em função do modo como refrigeram os alimentos: estático, estático-ventilado, no frost (ou Total No Frost) e Frost Free. Vejamos qual é o tipo mais adequado em função das suas necessidades:

Frigorífico No Frost ou Total No Frost

O frigorífico Total No Frost dispensa totalmente a descongelação do congelador e está apto a limitar a formação de mofo ou de odores desagradáveis no interior do frigorífico, graças a um sistema constituído por um único motor, com um único evaporador, a um dispositivo de ventilação e ao tratamento do ar, que impede a formação de gelo, inalando os vapores produzidos pelos alimentos.

Contudo, o produto frio é um produto que fica seco, o que pode dar origem à secura dos alimentos frescos, como os vegetais, por exemplo; por isso, é recomendável cobri-los com película de plástico antes de os colocar no frigorífico.

Frigorífico estático e estático-ventilado

A refrigeração estática é o sistema de refrigeração mais comum, caracterizado por um ou mais motores, com um circuito específico para o frigorífico e outro para o congelador.

O processo de refrigeração tem lugar graças a um gás que se desloca no interior do frigorífico e do congelador até ser atingida a temperatura desejada.

O frigorífico estático-ventilado utiliza o mesmo princípio do frigorífico estático, com a adição de um ventilador no compartimento frigorífico para a difusão do frio de uma forma mais uniforme, o que assegura uma melhor conservação dos alimentos.

Tanto o frigorífico estático-ventilado, quanto o estático obrigam a uma descongelação manual periódica do congelador, que deverá ser feita uma a duas vezes por ano.

Frigorífico Frost Free ou Partial No Frost

Este tipo de frigorífico é a nova geração de frigoríficos, e combina as caraterísticas do frigorífico estático ou estático-ventilado com a do frigorífico Total No Frost: vejamos como funciona:

A compartimento de refrigeração é estática ou ventilada, com um tipo de refrigeração que não seca os alimentos; já a compartimento de refrigeração do congelador, por sua vez, é uma compartimento no frost, o que evita o processo de descongelação manual.

Ou seja, este tipo de frigorífico combina as vantagens de ambos os sistemas.

É importante saber que...

  • Nos frigoríficos, o aparecimento do gelo se deve à congelação do vapor de água proveniente dos alimentos e do ar que entra de cada vez que a porta do frigorífico/congelador é aberta.
  • O gelo do congelador tem de ser removido quando a sua espessura é superior a cerca de 2 mm.
  • Os frigoríficos da classe energética A +, A ++ e A +++ garantem, cada vez mais, para uma mesma utilização do eletrodoméstico, uma poupança substancial nos custos.
16/04/15

Categorias