PERGUNTE À CANDY

PERGUNTE À CANDY

A Candy está perto de si em todos os momentos do seu dia. Precisa de conselhos sobre a utilização e a manutenção do seu eletrodoméstico, ou quer que lhe demos uma sugestão para escolher o eletrodoméstico certo para si? Escreva-nos! Nós responder-lhe-emos colocando ao seu serviço a nossa longa experiência.

Se precisa de assistência técnica, agradecemos que entre em contacto com o nosso serviço online; ser-lhe-á dada a ajuda de que precisa.

PERGUNTE À CANDY

Pergunte à Candy

Candy oven

Forno estático ou ventilado? Qual é o melhor modo de cozedura?


Esta é uma questão com que todas as pessoas se debatem, seja o cozinheiro que está a dar os primeiros passos na cozinha, seja o chef mais experiente que está a confecionar uma receita nova. A verdade é que não há uma resposta taxativa, mas pode aprender a distinguir os dois tipos de cozedura, para poder escolher a melhor para cada caso. O importante é que o forno que decidir comprar suporte com êxito ambos os modos de cozedura.

Vamos começar pelo básico: a diferença entre os tipos de calor

Para garantir que os alimentos sejam cozinhados da forma correta é muito importante compreender a diferença entre um forno estático e um forno ventilado: o forno ventilado cozinha de forma uniforme, graças ao fluxo de ar que espalha o calor; já o forno estático, por sua vez, produz calor lateral ou verticalmente.

Independentemente da preferência do modo de cozedura, é muito importante saber que os dois métodos diferem em cerca de 20 °C: de facto, 180 °C num forno estático correspondem a 160 °C num forno ventilado.

Como é que o modo de cozedura influencia os pratos que cozinha? O forno ventilado garante uma cozedura mais rápida e mais homogénea, deixando os alimentos perfumados e húmidos no interior. O forno estático, em vez disso, produz uma cozedura mais lenta e mais delicada, ideal para a obtenção de alimentos bem passados e secos, inclusive no seu interior.

Quando é que deve usar o forno ventilado?

Este tipo de cozedura pode ser uma grande ajuda quando for necessário cozinhar mais alimentos ao mesmo tempo, porque o calor chega a todos os pontos do forno. Desta forma, pode usar ambas as prateleiras, cozinhando, por exemplo, um assado na de cima e batatas na de baixo, ou lasanha e vegetais, ou ainda um prato de peixe e um acompanhamento. Em termos gerais, o ideal será utilizar este modo de cozedura para alimentos que precisem de criar uma crosta na superfície: peixe, carne branca, carne vermelha, vegetais, pratos de massa no forno, mas também doces com um interior macio.

Quando deve usar o forno estático

A utilização do forno estático está indicada para a confeção de todos os alimentos que necessitam de uma cozedura suave e homogénea no seu interior e que precisam de crescer, como bolos.

Como no modo de cozedura estático, as resistências das paredes entram em funcionamento, sem que haja ar para fazer circular o calor, e os alimentos são cozinhados de forma uniforme de todos os lados. Assim, trata-se do modo de cozedura ideal para confeccionar pratos como, por exemplo, pão, pizza, "focaccia", mas também bolos, biscoitos, merengues e pão-de-ló.

Está tudo pronto para comer!

Com estas simples informações fica indubitavelmente apto a escolher o melhor modo de cozedura para os seus pratos: agora só tem de testar algumas receitas, esperar pacientemente e... bom apetite!

16/04/15

Categorias